SUSTIMS

Reference SustIMS
Title Sustainable Infrastructure Management System
Main Area Civil and Mine Engineering
Funding Framework QREN - I&D em Co-Promoção
Funding (€) 563,546.88
Starting date 2012-08-29  ( months)
Principal Contractor Universidade do Minho
Participating Institutions Universidade do Minho

FCTUNL - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Ascendi IGI, Inovação e Gestão de Infraestruturas, S.A.

Web site http://projectos.adi.pt/actions/project?id=C16/2011/23113&search=global&actionbean=actions/project

Abstract

O principal objectivo deste projecto é o desenvolvimento de uma plataforma de gestão sustentável de infra-estruturas rodoviárias. Esta plataforma permitirá gerir, de um modo coerente e sustentável, os principais elementos de uma infra-estrutura, incluindo obras-de-arte, pavimentos, taludes, muros, e equipamentos de telemática. Com esta plataforma será possível melhorar a qualidade da informação disponível em cada instante sobre a infra-estrutura, melhorar as previsões de desempenho futuro, e tomar melhores decisões em termos de conservação e reabilitação de cada elemento da infra-estrutura.Utilizando modelos de previsão avançados e algoritmos de optimização, será possível definir estratégias de conservação e reabilitação óptimizadas que: (a) reduzam o impacto económico e ambiental da infra-estrutura ao longo do seu ciclo de vida; (b) reduzam o risco de incidentes e o seu impacto nos utilizadores; (c) reduzam o risco financeiro do projecto, ao permitirem prever com maior precisão as necessidades de investimentos futuros.O projecto será desenvolvido em três grandes linhas: (a) Desenvolvimento de uma plataforma de gestão que inclua modelos de previsão e algoritmos de optimização de desempenho, que possa ser integrada como opção num sistema de informação geográfica; (b) Desenvolvimento e integração Opcional na plataforma de sistemas de monitorização, que permitam recolher, em tempo real, informação fundamental para a gestão eficiente da infra-estrutura, nomeadamente, sobre condições climatéricas, indicadores de performance dos equipamento de telemática e identificação de incidentes na via, quer devido a escorregamentos de taludes, quer de de acidentes ou circulação de veículos. A integração será desenvolvida por módulos opcionais; (c) Implementação das ferramentas e equipamentos desenvolvidos num sublanço experimental para validação.